sexta-feira, 4 de maio de 2012

A QUEDA DE BABILÔNIA - PRIMEIRA PARTE APOC 14:8


A Mensagem do Segundo Anjo.
Apocalipse 14:8

  Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.

Apocalipse fala de várias cidades,  mas a principal delas é Babilônia,  que  é mencionada como centro religioso.
Quem é Babilônia em Apocalipse?
O que, o qual poder  ela representa?

A fundação de Babilônia.

           Iremos recomeçar nossa História após o Dilúvio. Noé gerou 3 filhos,  Sem, Cão e Jafé. Os filhos de cão foram Cuxe ou Cusi ( fundou a Etiópia),
Mizraim ( fundou o Egito), Pute ( Fundou o Líbia) e Canaã( fundou a Palestina). Cusi foi pai  de Ninrode,  e este foi um grande personagem na história passada.

Quem era Ninrode?

Ninrode, o bisneto de Noé, a bíblia  relata que  ele foi valente caçador,  e que construiu um reino composto por grandes cidades rebeldes contra Deus:  Babilônia, Ereque, Acade, Calné,Nínive, Calá e Resen (Gên. 10:10-12).

Austen H.Layard,  arqueólogo que escavou a Ninive e encontrou mais de 25.000 tabletes  com inscrições,  disse que Ninus parecia ser o primeiro deus de Níneve, e, de acordo com Layard, Ninus, também era o construtor da cidade. A biblia diz que Ninive foi construída por Ninrode Genesis 10:11. Assim a  história comprova que Ninus, o primeiro rei de Nínive, era Ninrode. O nome Nínive significa “a habitação de Ninus”. Portanto Ninus (Ninrode) o primeiro rei de Nínive foi o primeiro mortal a ser deificado após a sua morte, tornando-se o pai dos deuses.

Ninrode também fundou a cidade de Babilônia. Ele era um guerreiro,  um conquistador,  após o dilúvio reuniu pessoas em cidades e sob sua liderança foi construída  a torre de Babel,  com ele Satanás pretendia dominar o mundo e fazer novamente um reino mundial. Ninrod quer dizer – Rebelde, e Babel,  confusão,  passou a ser o símbolo do desafio contra o Senhor dos Céus. Babilônia foi contruída ao redor da torre de Babel.

Observação importante: a torre de Babel foi a segunda grande intervenção de Deus nesta terra. Segundo a bíblia,  se Deus não tivesse intervido na sua construção,  se ele não tivesse confundido a línguagem dos homens,  não haveria limites para o que o homem desejasse fazer. Hoje os homens estão   no mesmo patamar em que estavam na época de Ninrode. Não há limites para que o homem  deseja fazer. O problema da língua foi superado,  a economia está globalizada,  estamos novamente a  um passo de um governo mundial!

e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer Gen 11:6

Babilônia foi um importantíssimo centro econômico,  político,  cultural do mundo antigo.




Ali governou Hamurabi,  famoso pelo seu código  de leis mais antigo que se conhece,  na caldéia, local onde foram fundadas as cidades de Ninrode,  moravam povos cruéis e belicosos. Foram grandes opressores do povo de Deus,  mas Babilônia se tornou centro  da religião, cultural,  destes povos. Ali foi  capital dos reis persas, e também Alexandre o Grande também fez dela sua capital. A bíblia porém profetiza sua queda e destruição. No tempo de Jesus ela se achava em ruinas.

Como  centro religioso,  Babilônia foi responsável pela dissiminação do culto  ao sol,  seu principal Deus,  representado por Ninrode que segundo eles tornara-se Deus indo morar no sol. Sua mulher,  Semíramis e seu filho  Tamuz também foram deificados,  como a lua e Venus. Esta trindade com pouquíssima  variação foi adorada em todas as culturas antigas.

Ninrode Tamuz Semíramis
Babilônia Bel, Tamuz ,Ishtar ou Rhea
Fenícios El, Bacchus, Astarte
Israelitas Baal, Tamuz, Astarote
Assíria Ninus, Hércules. Beltis
Grécia Zeus, Dionísio, Afrodite
Roma Júpiter, Attis, Cibele ou Diana
Egito Rá/ Osíris, Hórus, Ísis ou Hathor
Índia Vishnu, Krishna Ísi, Devaki
China Pan-Ku, Yi,  Heng-O/ Ma Tsoopo
México Teotl, Quetzalcoatl,  Coatlicue

Assim após o dilúvio Babilônia ( terra de Sienar) foi escolhida por Satanás para disseminar suas falsas idéias pelo mundo afora. Neste local foram construídas a torre de Babel e a Cidade de Babilônia,  assim como Nínive e outras cidades Assírias. Veja Genesis 11:1-9 e Gen 10: 8-12. Babilônia é representada como sendo extremamente corrupta e opressora do Povo de Deus.

Que a terra de Sinear,  cujo centro  passou a ser Babilônia era empregada por Satanáscomo  sede de sua atividade,  você pode constatar em Zacarias 5:5-11. No versículo 11 principalmente  em que o profeta menciona que  foi construído um templo cuja sede está em Babilônia( Sinear). Com  o deslocamento do eixo político-econômico a relevância de babilônia decaiu,  mais  sua influência religiosa permaneceu,  e permanece até hoje, mesclada com elementos da cultura de outros povos. Em Apocalipse 2:13 encontramos o trono de Satanás na cidade de Pérgamo. Herdeira de parte dos elementos da religião Babilônica. Pérgamo porém  somente foi uma transição entre  a fase babilônica e a romana,  pois em Apoc 17:9 é dito que a grande meretiz possui 7 cabeças,  e é nos dito que as cabeças são montes,  inquestionável  referência a cidade das sete colinas,  a saber,  Roma.

Em nossos dias  a falsa religião tem uma sede,  e não é Babilônia,  nem é Pérgamo e sim Roma,  ela domina orgulhosamente as nações mas a profecia diz que ela cairá.

Observe as semelhanças em que existe  na religião Babilôniaca e no Catolicismo Moderno:

·         O Natal ( nascimento de Jesus) é comemorado no dia do nascimento filho do deus-sol.
·         A pascoa que hoje é comemorada,  é realizada na mesma época da festa da deusa Isthar
·         Adoraram a mãe dos deuses.
·         A alma  é imortal e existe um lugar de tormento eterno.
·         O dia do sol  como dia de culto.

Eu poderia citar mais outras “conscidências” mas  vou parar por aqui. Assim Babilônia ( cidade)  é mãe de todas  as prostituições religiosas da terra,  lá tere origem a adoração ao sol, esse culto pernicioso se espalhou e conseguiu adeptos no mundo ,  até o dia de hoje.

As igrejas que recusaram receber a primeira mensagem angélica rejeitaram luz celestial. A mensagem foi misericordiosamente enviada para levá-los a ver sua verdadeira condição de mundanismo e afastamento, e para buscarem o preparo para o encontro com o Senhor. 

    A primeira mensagem é dada a todas as pessoas para que possam sair da influencia curruptora do mundo.  Aqueles que escolhem  permanecer em suas antigas convicções,  após entenderem a importância dessa mensagem, serão  rejeitados. Quando Deus concede uma luz é para ser obedecia e nunca rejeitada. A mensagem de que caiu a Babilônia,  é  entendida por nós como o anúncio da queda moral das igrejas e esta mensagem já vem sido pregado desde 1844. Não era de interessa dos adventistas se separarem de suas igrejas originais,  mas pela rejeição da mensagem do primeiro anjo,  sua queda foi inevitável,  restando apenas para eles sairem de suas denominações de pregarem esta última advertência ao mundo.

Hoje também ocorre o mesmo fato. Todo aquele que rejeita a a mensagem do primeiro anjo,  para todo aquele que não deseja   mudar a  sua vida e viver de acordo com os mandamentos de Deus,  é dada a mensagem “ Caiu,  caiu  a grande Babilônia”.

Se você pertence ao povo de Deus,  se você é povo de Deus,  sairá destes sistemas de crenças  errôneas e se juntará aqueles que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus.

( Para que voce entenda melhor sobre o assunto  iremos colocar  mais 2 post sobre cap 17 e 18 de apocalipse)

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, irmã Palmira.

Gostei muito do teu blog e estou adicionando à minha lista de leitura.

Mostrei ele ao diretor da classe bíblica aqui de minha igreja e ele gostou demais.

Que Deus te abençoe e continue nessa mesma caminhada.

Maranata

Palmira Chagas disse...

Prezado Irmão, coloqeu-me em sua lista de oração também. Agora que voltei para o Brasil, tenho pregado nas igrejas o que aprendi e vi acontecendo nos EUA durante o tempo que passei por lá. Sei que precisaremos de muitas orações e muitas classes bíblicas para podermos acender a chama do despertamento em nossa igreja. Deus esteja com seu trabalho.