quarta-feira, 29 de abril de 2009

O LIVRINHO




Apocalipse 10 1-4

1 E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;
2 E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;
3 E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes.
4 E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas.


A cena agora muda. Não porque não esteja sendo falado do mesmo período, mas porque agora como estamos falando das trombetas,  do que acontece no período final da perseguição. Os capítulos 10-15 vão explicar fatos que ocorrem neste período.
  •  A perseguição dos santos,
  •  o papel da Besta, do Dragão e da Besta com chifres de cordeiro,
  •  a última mensagem dada ao mundo.

João vê então um anjo, poderoso, com arco íris sobre a cabeça, rosto como o sol, e pernas como coluna de fogo que coloca o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra, e ele tem um livrinho na mão. Este anjo é Jesus, veja o que está relatado em Apoc 1:14-16 e como as descrições são semelhantes. Ele fala com uma voz forte como o leão, e quando isso acontece, ouve-se 7 trovões e quando João ia escrever o que ouvira, Jesus o proíbe.

Jesus tem um livro na mão que está aberto. O fato de estar aberto é porque o conteúdo deste livro pode ser conhecido. Por muito tempo profecias da bíblia permaneceram como mistério, mas no tempo do fim, Deus tem revelado o que elas significam gradativamente. O livro de Daniel quando foi  a ele entregue,  Deus o fez  como um livro selado, o livro de Apocalipse foi entregue a João  como revelação, assim como vemos por estar o capítulo 10 dentro do período do fim, ele se refere a revelação do mistério de Deus para todo o mundo. 


(Não descartamos no entanto a interpretação história tradicional,  de que o livrinho era doce como mel e se tornou amargo,  na ocasião do movimento milerita em 1844 como acreditamos que as profecias  podem se cumprir mais de uma vez,  acreditamos que quando o livro de Apocalipse e Daniel for aberto novamente,  haverá uma crise final,  o doce e amargo acontecerá novamente na vida dos que o aceitarem. Vamos porém ao estudo para entendermos melhor o que estamos falando.)
.
Apoc 10:5-11
5 E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu,
6 E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora;
7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
8 E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
9 E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
10 E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
11 E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.


Já não haverá mais demora. O Anjo afirma que nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, não haveria mais demora para cumprir as profecias. Somente neste tempo o mistério de Deus iria se cumprir, este mistério vamos entender o que é lendo o que está escrito em Col 1:26-27

26 O
mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;

Entender o Evangelho, entender o amor de um Deus pela raça caída a ponto de dar-se para morrer é o maior mistério que foi revelado ao homem. Algo realmente muito difícil de compreender. O mistério da graça, que te salva incondicionalmente está muito além de nosso entendimento, ele inclui o mistério da ressureição que Paulo na sua carta aos I Cor 15 explica como sendo algo além da compreensão humana também, pois somente um Deus poderoso poderia fazer reviver um corpo que já não existe mais.

Esse evangelho será pregado a todo mundo mas somente nos dias que estiver para tocar a sétima trombeta que todos da terra terão ouvido esta boa nova. Ninguém deixará de ser alertado, então virá o fim.

O livrinho é dado a João para que coma. Ele o devora, e quando o faz, o sabor é doce em sua boca, mas  ao engolir se torna amargo. Note: Devorar não é comer. Comer é comer tranquilamente com tempo saboreando cada pedaço, devorar e comer rápido, com avidez. E o anjo diz para João que ainda haveria necessidade de que profetizasse a respeito de muitos povos nações, línguas e reis.

Desde cedo em minha vida aprendi que este livrinho era o livro do profeta Daniel que estava fechado e que Deus o abrira no tempo do fim na época do desapotamento, em 1844, quando Guilherme Miller anunciara a vinda de Jesus. Concordo com a aplicação histórica,  é a primeira aplicação  para o estudo profético de nossa igreja, mesmo no estudo cronológico que estamos fazendo a explicação é a mesma: o Livrinho é o livro de Daniel, são as profecias do tempo do fim, mas não somente as 2300 tardes e manhãs mas todo o livro de Daniel que precisa ser entendido no tempo do fim.

Com certeza você se lembra do que estudamos sobre a Grande multidão e as características que ela possui. Vamos descrevê-las novamente:
  • Eles são fiés de todas as religiões que ouviram a voz de Deus " Sai dela Povo meu" .
  • Ficaram super alegres por terem encontrado a verdade de Deus, ( O livrinho é doce).
  • Recebereram o Espírito Santo e saíram para anunciar o que tinham aprendido,( O livrinho é doce).
  • Por causa dos acontecimentos catastróficos das trombetas os que servem a Deus guardando seus mandamentos, inclusive o sábado, são acusados de atrair a ira de Deus.( O livrinho se torna amargo).
  • São perseguidos e tem que abandonar seus lares, suas igrejas, seus familiares, seus amigos para seguirem esta verdade. ( O livrinho que trouxe a verdade tão desejada, se torna amargo!)
  • Eles tiveram que abandonar suas famílias, seu trabalho, suas igrejas , seus amigos por decidirem seguir a verdade.
Mas ainda assim terão que profetizar, dando o último chamado para todos, explicando o que a bíblia diz sobre o papel de muitas nações, no momento final.
Bem, espero que estejamos todos, preparados para esses dias tão difíceis.


Nenhum comentário: