quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ferramentas para entender o Livro do Apocalipse




Bem, todo profissional quando tem um trabalho a fazer, seja carpinteiro, pedreiro, mecânico ou um médico, antes de começar ele pega sua caixa de ferramentas. Você já ouviu falar de um pedreiro que fez um alicerce de uma casa sem uma pá, uma enxada, sem sua colher de pedreiro? Já ouviu falar de um médico que foi fazer uma cirurgia e esqueceu de levar o bisturi ou outra coisa que necessitasse? Ou de um pintor que não sabe usar os pincéis para fazer seu quadro? Ou já ouviu dizer que um médico usou um serrote para uma cirurgia? Ou um mecânico que usou uma colher de pedreiro para colocar óleo em um carro?

Bem , você deve estar achando graça do que estou escrevendo, pois saiba que tem muita gente por aí tentando entender o Apocalipse sem ter as ferramentas certas, ou com ferramentas duvidosas, e até mesmo sem ter nenhuma ferramenta. A bíblia tem as ferramentas-chaves que você precisa para interpretar a si mesma. Nós não precisamos de conclusões externas de ninguém para interpretar as profecias da bíblia. Se entender algumas coisas o livro ficará mais fácil para você.

O Autor.
Você poderá dizer que o autor foi o discípulo de Jesus chamado João. No entanto o autor é Deus, porque ele é uma revelação que Deus deu a Jesus e ele enviou um anjo para contar para João ( Apoc 1:1). Assim Deus é o autor. E Ele, Deus, mostra a João cenas, fatos, coisas que ele, João, não entende. Mas João recebe uma ordem: “O que vês, escreve”. Já imaginou se você nascesse na Idade Média, e mostrassem uma cena de uma guerra atômica, um avião a jato, ou um foguete? Você teria que descrever o que vê na cena mostrada, a partir de coisas que você conhece. Para um avião sua descrição poderia ser: ” Vejo um pássaro de metal polido”. Ou para uma bomba atômica descreveria: “Vejo um cogumelo gigante de fogo e enxofre cuja fumaça destrói, e mata a todos que encontra.” É claro que avião não é pássaro metálico, nem tão pouco a bomba é um cogumelo!


O tempo.
Veja também que o autor vive na época do império Romano e algumas coisas que viu tem relação com esse império. Ora se escrevesse que Roma um dia ira cair, seu livro não chegaria até nós, assim ele usa símbolos da linguagem profética. Esses símbolos você deve conhecer , pois o Apocalipse não se entende como se lê. Ai abaixo você tem a tabela de conversão profética que deve usar toda vez que ver o símbolo sendo usado. Sugiro que copie e imprima e cole na sua bíblia no início do livro , ou no fim dele. Vai ficar mais fácil para você entendê-lo , e essa ferramenta vai estar pertindo de você, lembre-se profissional que se preza tem junto de si todos os instrumentos que precisará para fazer o seu trabalho.



TABELA DE CONVERSÃO PARA AS PROFECIAS DA BÍBLIA


MULHER = IGREJA

Efésios 5:23 “...porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.”


DRAGÃO= SATANÁS

Apoc. 12: 9 “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”.


VENTOS= GUERRAS

Jeremias 51:1-5 “Assim diz o SENHOR: Eis que levantarei um vento destruidor contra a Babilônia e contra os que habitam em Lebe-Camai”


ANIMAL= REI/REINO

Daniel 7:17 e 23 “Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra.” “Então, ele disse: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços”


CABEÇA= MONTE/ REI/ UM HOMEM RESPEITADO, UM ANCIÃO

Apoc 17:9 E Isa. 9:15“Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis.” “O ancião, o homem de respeito, é a cabeça; o profeta que ensina a mentira é a cauda.”


CHIFRE= PODER/ REINO/REI

Apoc. 17:12 “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora.”


UM DIA= UM ANO

Ezeq. 4: 6-7 Num. 14:34 “Quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito e levarás sobre ti a iniqüidade da casa de Judá, Quarenta dias te dei, cada dia por um ano. Voltarás, pois, o rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto, e profetizarás contra ela. ...” “Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos e tereis experiência do meu desagrado.”


CAUDA= FALSO PROFETA

Isa 9:15 “O ancião, o homem de respeito, é a cabeça; o profeta que ensina a mentira é a cauda.”


ESTRELA= MENSAGEIRO QUE CONDUZ OUTROS A JUSTIÇA/ ANJOS

Dan. 12: 3 Apoc. 1:20 –“ Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.” “Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.”


ÁGUA= POVOS/ MUITA GENTE/ LUGAR POVOADO

Apoc 17: 15 “Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.”


TERRA= POR ANALOGIA = CONTRÁRIO DE ÁGUA/ POUCA GENTE/ LUGAR DESABITADO


CORDEIRO= JESUS

S João 1:29 “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”


TEMPO= UM ANO

Dan. 11:13 “Porque o rei do Norte tornará, e porá em campo multidão maior do que a primeira, e, ao cabo de tempos, isto é, de anos, virá à pressa com grande exército e abundantes provisões."







O literal e o Profético e as profecias com dupla aplicação.


Esse é um fato curioso que você vai notar em toda a bíblia. Deus " mistura" o literal o Profético várias vezes. Deixa eu te explicar melhor. Se você ler o livro de Oséias por exemplo, vai ver que Deus usa um casamento com uma prostituta para mostrar que o “casamento” dele com o seu povo estava totalmente acabado!!! Que a mulher- o seu povo era uma prostituta.


Veja também no livro de Mateus capítulo 24 e perceba que ele fala da queda de Jerusalém ao mesmo tempo que fala da sua segunda vinda. Essas duas coisas diferentes tinham muita coisa em comum, assim ele fez uma analogia, buscando em dois fatos diferentes as suas semelhanças. Interessante, não é?



Quer mais um exemplo? Os discípulos de Jesus quando receberam o Espírito Santo, pensavam que haviam cumprido a profecia de Joel 2: 28. Seja porque acreditavam que  a vinda do Senhor estava próxima como Joel profetizara ou não o fato é que  entenderam que a descida do Espirito Santo como chuva temporã,  estava cumprindo a profecia de Joel 2, bem nós voltaremos a este fato mais tarde.


Parece confuso mas não é. Guarde isso em sua mente pois vai precisar desta ferramenta preciosa para entender o livro, agora, ore novamente, e agora,  pegue suas ferramentas, e vamos ao livro!


Um comentário:

Unknown disse...

Olá Palmira confesso que voltei ao tempo lembrando de quando estudava com voce aos domingos a noite. Muito bom mesmo, admiro voce por tirar esse tempo pra escrever algo tão esclarecdor. Que Deus te ilumine sempre.