terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Personagem Central do Apocalipse e Pano de Fundo do livro do Apocalipse


 



Toda história, todo livro, todo filme que vemos tem um personagem central, o protagonista da história,o que faz o bem, o herói, por quem a gente torce o tempo todo, que sofre mas vence. Também tem o antagonista da história, que faz a gente sofrer o todo tempo, e nos angustia diante das maldades que faz premeditadamente, contra o herói.

Entender o Apocalipse significa seguir os passos de um heró . Não um desses de história em quadrinhos que conhecemos, mas de um verdadeiro super-herói, Jesus Cristo! Você pode dizer que conhece a história de Jesus, que conhece como viveu e morreu aqui, mas saiba que se você conhece somente isso, não conhece nada! O livro do Apocalipse, conta o restante da história, a história desde quando Jesus foi para o céu, e o que está fazendo agora e o que fará no futuro próximo!

Com certeza você já ouviu falar sobre o livro do Apocalipse e ouviu sobre os cavalo branco, vermelho, preto e amarelo, ou sobre o dragão com muitas cabeças e chifres, ou sobre as pragas, e Armagedom. Essa de Apocalipse contar a história de Jesus e o que ele faz parece ser muito diferente do que tem ouvido. Mas não páre de ler agora não! Continue e vai ficar surpreso com o que eu vou te contar, e no final, tenho certeza vai concordar comigo.

Você já montou um quebra cabeça bem complicado, sem aquele pano de fundo que a gente usa para fixar o quebra cabeça no lugar? Bem se o fez, sabe o que é difícil fazê-lo! Sem aquele feltro verde por baixo fica quase impossível porque as peças caem, não ficam no lugar e acabamos desistindo.

Com o Apocalipse acontece a mesma coisa, sem o pano de fundo, sem acompanhar Jesus e o que ele faz, todo aquele emaranhado de igrejas, selos, trombetas, pragas ficam além de nossa compreensão e acabaremos desistindo com certeza. Assim vamos entender um pouco do “ pano de fundo” deste livro?


1. Entendendo onde Jesus está, o pano de fundo da história.
Sempre fiquei muito curiosa para saber o que Jesus fez quando chegou no céu após ficar os 33 anos aqui conosco. Será que teve uma festa? E se teve onde foi que aconteceu? No livro de Hebreus principalmente nos capítulos 8 e 9 , nos conta que Jesus depois que subiu para o céu foi feito nosso sacerdote  em santuário que existe no céu.

Espera ai: Santuário no céu? Parece até que estou ouvindo você dizer isso! Sim existe um santuário no céu. O Povo de Israel, tinham um tabernáculo, um santurário, uma cópia de um que havia no céu.

É claro que como cópia, era como uma maquete do santuário que Moisés vira no monte. E era de se esperar isso, já que o homem jamais poderia descrever e copiar algo tão extraordinário em grandeza e santidade. Como cópia porém, daria para que o povo de Israel percebesse a importância das coisas que ele representaria. Seria um modelo do que acontece no céu. As festas, os rituais todos tinham um significado especial.

Infelizmente depois de algum tempo o povo de Israel estava praticando sua religião ( quando a praticavam!) apenas com ritos sem sentido. A morte de um cordeirinho já não tinha grande significado para muitos, passando a ser somente um ritual, uma festa como qualquer outra festa de outras nações pagãs.
No livro do Apocalipse no entanto, assim que começamos a lê-lo, vemos que Jesus está andando em meio a 7 castiçais de ouro. Leia o capítulo 1 nos versículos abaixo:

12
Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete
candeeiros de ouro
13
e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
14
A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;
15
os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.
16
Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
17
Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
18
e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

É claro que fala de Jesus, porque é o unico que é o primeiro e o último e que vive, mas já esteve morto, e tem as chaves da morte e do inferno!

Mas,  espere ai: Castiçais de ouro, vestes talares, você se lembra de alguma coisa parecida com isso? Vejamos em Êxodo 25: 31, 37-40

31
¶ Farás também um candelabro de ouro puro, de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça.
37
Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele.
38
As suas espevitadeiras e os seus apagadores serão de ouro puro.
39
De um talento de ouro puro se fará o candelabro com todos estes utensílios.
40
Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte.

E também veja Êxodo 39: 27-29
27
Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos,
28
e a mitra de linho fino, e as tiaras de linho fino, e os calções de linho fino retorcido,
29
e o cinto de linho fino retorcido, e de estofo azul, e de púrpura, e de ncarmesim, obra de bordador, segundo o SENHOR ordenara a Moisés.


Deu para ver que Jesus está no santuário do céu, e também percebemos que está vestido de sacerdote, e aí completando com o livro de Hebreus que diz que ele entrou no santos dos santos, poderemos dizer com certeza que ele ao subir para o céu assumiu o papel de nosso sacerdote, diante do pai.

Mas não é só isso...
Em todo tempo que estiver lendo fique atento para o detalhe de Jesus e do santuário, Apoc 8: 3 fala de um altar de incenso, que são as orações dos santos:

3
Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono;

E em Êxodo 30:1 diz que o santuário, tinha esse altar,
1
¶ Farás também um altar para queimares nele o incenso; de madeira de acácia o farás.



E em Apocalípse 11:19 menciona o santuário do céu, com arca de aliança e tudo! Confira:

19
Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.

Nem preciso dizer que a arca de Israel era cópia desta que o Apocalise menciona. Durante o nosso estudo você conhecerá muito mais a respeito disso!



2. O que Jesus faz no santuário do céu é importante para nós aqui na terra.

O santuário daqui da terra não era somente para ser visto. O santuário era para que várias festas e rituais simbolizando várias coisas diferentes pudessem ser vistas e o amor de Deus pelos seres humanos pudesse ser divulgado e entendido.

Não vou ficar falando aqui de festas israelitas porque esse não é o nosso objetivo, mas vou falar apenas de alguns rituais mais importante que se realizavam no templo.

L;Havia sacrifícios individuais, e coletivos. Os rituais eram parecidos, vamos mencionar os sacrificios por pecados coletivos que está mencionado em Lev capitulo 4. O sacerdote imolava um animal, colocava seu sangue nas quatro pontas do altar ( 4 chifres) molharia o dedo no sangue, e o o restante derramaria na base do altar. Depois iria até o lugar santo, diante da cortina que lá havia e asperigia 7 vezes . Simbolicamente, o pecado estava perdoado e de agora em diante Deus assumiria o problema do pecado, já que o pecador se arrependera e acreditara no sangue da vítima inocente que fora morta em seu lugar. Já imaginou dia após dia esse ritual sendo feito, depois de um ano o santuário teria realmente que ser limpo, pois por mais que a quantidade de sangue fosse mínima o santuário, deveria ser novamente limpo para o uso diário, pois simbolicamente todos os pecados daquele povo, fora transferido para o lugar físico, naquela tenda da congregação.

Bem, para fazer a limpeza, Deus criou uma outra festa que era o dia da expiação. Neste dia especial os israelitas lavavam suas vestes, se preparavam de maneira solene porque sabiam que se não se preparassem iriam ser cortados do povo. (Lev 16) .

Ele, um Sacerdote era escolhido para ser o Sumo-sacerdote a cada ano, e ele, se preparava de maneira toda especial pedindo perdão dos próprios pecados. Vestia sua roupa para essa ocasião, tomava dois bodes para oferta pelo pecado e um carneiro para o holocausto. Depois de oferecer sacrifício por si mesmo e por sua família, ele sorteava os dois bodes um para o Senhor e outro para ser o emissário. Imolava o bode do Senhor por sacrifício pelo povo e o outro permaneceria vivo, esperando que voltasse do lugar santíssimo, onde apresentaria a expiação pelo pecado do povo. Se você ler o capítulo, verá que ao sair do lugar santíssimo ele colocava as mãos sobre o bode vivo “ transferindo” para ele o sujeira do santuário, o pecado, e ele era enviado vivo para um deserto para ficar lá até morrer.

O pecado é algo tão terrível, que no processo de  erradicação deste mal, exige a morte de  um inocente e no final mata o reponsável pela tragédia!


Mas tudo isso simbolizava alguma coisa muito  especial:  que o pecado é tão terrível que matou o filho de Deus, vítima inocente, e é por isso que seremos salvos por seu sangue. Mas que no final, nossos pecados e de todos os outros salvos, serão “ transferidos” para o responsável , para Satanás que será enviado para um deserto, mil anos, e no final morrerá  não para nos expiar,  porque já estamos salvos,  mas porque é por sua culpa que o pecado veio existir! Ele é o responsável pela tragédia do planeta terra. Ele é responsável  por tudo isso!

Algumas pessoas ficam horrorizadas diante de tais pensamentos, dizem que é como se Satanás fizesse “expiação” pelos nossos pecados! É claro que não!!! Pelo amor de Deus não pense nisto!! O que estou falando é que Jesus morreu para nos salvar, ele pagou o preço de nossa redenção, ele nos limpa de todo o pecado e transfere a RESPONSABILIDADE de termos pecado para Satanás. Ele sofrerá a culpa desse pecado ter existido. Ele não morre para nos salvar, ele sofre e morre finalmente por ser responsável pelo problema do pecado. Você acompanhará esses detalhes no livro. Verá o julgamento final e a destruição do Diabo e seus anjos.

3. Para entender o  livro teremos que entender o Santuário e a tarefa de Jesus como sumo-sacerdote.

Vemos Jesus andando no santuário, vemos anjos diante do altar de incenso, vemos a arca, o trono etc. Tudo isso que vemos mostra que a cada passo que ele dá, cada movimento no santuário, alguma coisa acontece aqui na terra com especial significado. Fique atento então para o pano de fundo do Apocalípse e você o entenderá melhor.






Nenhum comentário: