quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

AS SETE IGREJAS


UMA MENSAGEM IMPORTANTE PARA NOSSOS DIAS.


Nos capítulos 2 e 3 do livro do Apocalipse encontramos as cartas enviadas por Jesus as 7 igrejas. Elas ficavam na Ásia Menor e eram igrejas conhecidas na época do apóstolo João. As características daquelas igrejas eram marcantes e Jesus usou essas igrejas e o que estava acontecendo com elas naquela época, para mandar uma mensagem para nós hoje.

Como assim? Você pode estar pensando... muito simples: Cada igreja representa uma fase da igreja de Deus através da história. Vamos explicar melhor: O livro do Apocalipse traça a história do mundo desde o início da igreja de Jesus Cristo, até o dia de sua volta. Jesus queria contar para seu povo as provações que eles iriam passar, as dificuldades que teriam, a apostasia se infiltraria na igreja, a reforma que ela faria , enfim acontecimentos futuros até a sua vinda.
Portanto, o livro é uma linha do tempo do ano 31, quando foi estabelecida a igreja Cristã, até o final, quando Jesus resgatará sua igreja.

Assim ele começa falando para as igrejas comtemporâneas do Apóstolo João e fala profeticamente a nós nos revelando a tragetória de sua igreja através dos séculos e espiritualmente nos mostra que todos nós pertencemos a uma dessas igrejas mencionadas , e que devemos aceitar seus conselhos, e mudar nossa vida se queremos estar com Ele. Vamos conferir?

ÉFESO - A igreja que abandonou o primeiro amor. ( A igreja cristã até o ano 100 DC)


Leiamos Apocalipse 2: 1- 7
1
¶ Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


Éfeso era uma cidade portuária, e a principal cidade da Ásia menor, embora não fosse a capital. Artemis, ou Diana, era a deusa cultuada ali, veja em Atos 19:35. O templo de Diana era uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Áquila e Priscila eram os fundadores e dirigentes da igreja no local. Apolo um excelente pregador, esteve por lá, e Paulo, o apóstolo, também morou por quase 3 anos nesta cidade. E o mais interessante era que durante a sua estadia a venda de estatuetas da deusa caíram muito, e isto causou preocupação aos ourives locais. Eles promoveram um tumulto com intensão de expulsar os cristãos da cidade.

A igreja era laboriosa, e odiava os NICOLAíTAS ( eram pessoas que se diziam Cristãs mas consideravam que praticar o adultério, e comer coisas sacrificadas aos ídolos não tinha importância, representam as pessoas que não levam a sério a palavra de Deus, e conservam práticas mundanas pois acham que não tem “nada a ver” ). Em uma cidade cuja a deusa era a representação do amor ( carnal), e onde também se praticava a prostituição no templo (prostitutos cultuais) , essa filosofia, de prostituição e adultério, era muito “aceitável” na época. A igreja porém, condenava essa prática ! A igreja cria que eram mentirosos os que assim faziam e se diziam cristãos.

Mas a igreja, a medida em que os anos foram passando perdeu o primeiro amor que tinham pela palavra de Deus, e pela sua causa. Ficaram formais. Jesus então dá uma mensagem de advertência. “Arrepende-te e volte a praticar as primeiras obras”. Ele promete no fim que aquele que for fiel receberá o direito de comer da árvore da vida.

A mensagem para Éfeso é uma mensagem que encontrou aplicação literal, na igreja da cidade de Éfeso que foi beneficiada com a mensagem, representa um período da história até o ano 100 quando morreu o último apóstolo de Jesus e ainda é uma mensagem atual. Ela serve para você e para mim hoje pois com certeza muitos de nós ao aceitarmos Jesus tivemos maior amor pela sua causa do que temos hoje. Muitos de nós esquecemos de nosso primeiro amor e nos tornarmos crentes formais, e praticamos uma religião sem o calor do amor de Jesus. “Arrepende-te” – disse Jesus. Voltemos a praticar as primeiras obras!

ESMIRNA - A igreja sob perseguição – ( A igreja Cristã do ano 100 ao ano 313



Apocalipse 2:8-11
8
¶ Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
9
Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.
10
Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.


A cidade de Esmirna ficava numa enseada do mar Egeu. Possuía um comércio crescente, chegando a ser o maior centro comercial da região. A igreja Cristã que foi fundada ali era uma igreja perseguida. Fora difamada por falsos Judeus e pendia contra ela a sentença da carta do apóstolo João, de que seria perseguida durante 10 dias.

Policarpo foi um dos mártires desta cidade. Ao ser solicitado que negasse a Jesus ele respondeu. “ Por oitenta e seis anos eu o servi. Como poderei negar o rei que me salvou?” Foi jogado aos leões mas estes já tinham comido muitas outras vítimas não cristãs horas antes, os judeus pediram então que fosse queimado vivo. O interessante que os judeus foram os primeiros a atear fogo a lenha, embora aquele dia fosse o dia de sábado.

A mensagem de Jesus para esta igreja é uma mensagem de conforto. “Eu conheço suas tribulações, mas sê fiel até a morte e eu dar-te-ei a coroa da vida”. Essa mensagem de Jesus confortou e conforta milhares de pessoas que sofreram no passado e sofrem perseguições hoje. Ela representa o período histórico de 100 até o ano 313. Neste período os imperadores romanos mandaram matar muitos Cristãos. Eles sofriam e morriam na esperança da coroa da vida que um dia teriam.

Hoje em dia muitos cristãos sofrem. Sofrem em países não cristãos, sofrem perseguição familiar, ou no trabalho. Alguns perdem a vida nelas, como no caso da Índia, Paquistão ou a China, lugares onde o evangelho de Jesus não é aceito Qualquer que seja a perseguição, elas produzem angústia ao perseguido. Se você pertence a esta igreja espiritual, e está sob perseguição familiar ou não, saiba que Jesus já deixou palavras de conforto para você: “ A sua coroa da vida está esperando você, portanto sê fiel!”


PÉRGAMO – A igreja localizada perto do trono de Satanás! – Ano 313 até o ano 538

Apocalipse 2:12-17
12
¶ Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
13
Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14
Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
15
Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
16
Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
17
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.


Pérgamo foi construída numa montanha e tinha um ilustre centro cultural, sua biblioteca possuía quase 200 mil rolos ( livros da época) . O pergaminho, um material onde se escrevia os livros, foi descoberto por pessoas de Pérgamo. Tinha qualidade superior aos papiros dos Egípcios, que haviam mantido o segredo de sua fabricação e proibido a exportação de papiro de seu país com medo que a biblioteca de Pérgamo superasse a de Alexandria. Mas essa necessidade fez com que os moradores da cidade desenvolvessem um material superior para escreverem seus livros.

Na cidade tinha um templo, onde se cultuava o deus-sol. Era o centro do mistério das religiões anteriormente sediadas na Medo-Pérsia, Mesopotâmia, Babilônia. Era portanto, o centro de culto a Satanás iniciado na Babilônia antiga, pois os sacerdotes babilônicos, transferiram a sede do culto para Pérgamo quando os Persas venceram seu país. Ali, refugiados na cidade sobre a montanha, conservavam os ritos de sua religião pagã. Essa religião pagã foi transferida para Roma, quando essa recebeu através de um acordo, a cidade na ocasião da morte de seu rei Atalo III. Esse era o culto ao sol e ao deus Esculápio, o deus-serpente, que a bíblia chama de Satanás.

A igreja desta cidade, representa um período da igreja Cristã que começa quando Constantino sobe ao trono de Roma e se declara Cristão. Creio que para a igreja perseguida, que vivia escondida em catacumbas, que via seus filhos devorados e queimados vivos foi um momento recebido com muita alegria. Mas Satanás planejava que através da liberdade, a igrjea perdesse a sua originalidade, e se corrompesse. Obteve tremendo sucesso porque o que ele conseguira com perseguição, conseguiu durante esse período e nos subsequentes.

Você deve analisar que o império Romano já não era tão forte nesta época, e que ter dois grupos se “degladiando” por causa de Religião não era nada bom para o Império. Constantino, o imperador da época, então se declarou Cristão, e a partir daí começou a fazer um “sincretismo religioso”, queria juntar e fazer coexistir duas religiões outrora rivais.

Um fato interessante é que Roma tinha o hábito de fazer um sincretismo com todas as religiões dos países conquistados com muito sucesso e sem maiores problemas. Observe que seus deuses, a maioria, são cópia da religão Grega, as práticas de adoração ao Sol vinda de todos os países uniam essas religiões num ponto comum. Lembresse que os povos antigos em sua esmagadora maioria adoravam o sol. Baal, Quemós, Rá, Moloque e outros mais eram representação do deus-sol, assim sendo não existia dificuldades em assimilar detalhes dareligião estrangeira. As orgias, os deuses com características humanas faziam com que eles não tivessem dificuldade nenhuma de “misturar” suas crenças com outras.

Perseguiam aos Cristãos, mas toleravam os Judeus. Muitas vezes perseguiam os Cristãos a pedido dos Judeus. A religião Cristã se confundia muitas vezes com a religião Judaica e os Romanos não conseguiam distinguir a diferença. O livro de Atos relata isso. Para eles Cristãos eram uma ramificação do judaísmo, como os essenios, fariseus, saduceus. Eles não tinham nenhuma atração pela religião dos judeus que os considerava imundos, e tinham atitudes arrogantes para com todos os estrangeiros.

Além do mais os cristãos eram em tudo parecido com os Judeus, guardavam a lei dos 10 mandamentos ( de acordo com Exodo 20), não adoravam imagens, criam em um único Deus e guardavam o Sábado, o sétimo dia da semana como o dia de descanso. Não comiam carne de animal que houvesse morrido sufocado, morto sem derramamento de sangue, isso os faziam diferente dos demais pagãos, mas muito iguais aos Judeus. Para os romanos a controvérsia circulava em torno de um judeu morto que os cristãos afirmavam que estava vivo.

Bem, não seria fácil a tarefa de juntar idéias Cristãs com pagãs. A primeira providência de Constantino foi a de declarar-se Cristão, e acabar com a perseguição. Ora, sendo o imperador Cristão muitos pagãos começaram a querer imitá-lo. Logo em seguida através de um Edito, muda o dia de guarda da igreja do sétimo para o primeiro dia da semana, o Venerável dia do sol. É isso aí! Se você guarda o domingo como dia santo, não pense que o faz porque Jesus ressuscitou neste dia, você segue uma ordem de Constantino. Voc~e nunca encontrará um versículo somente na bíblia que mande guardar o domingo. Sunday, é o dia do sol! Vejam o Edito de Constantino que transcrevi da Wikipidia.

Daí por diante as mudanças foram acontecendo paulatinamente. E a igreja que Jesus havia deixado aqui sofreu tremandas transformações, perdendo a característica original.

Constantino tinha um sonho de que unindo a igreja ao Estado, este último ficasse mais forte. Com a mudança da capital do império para Constantinopla, no ano 330, a influência do Bispo de Roma cresceu sobremaneira e ele soube tirar proveito disso, por mais íncrivel que pareça quando Roma caiu nas mãos das tribos bárbaras arianas, a figura mais importante, o líder reconhecido por eles continuou sendo o Bispo de Roma. As tribos bárbaras destruíram o poder de Roma Civil, mas se submeteram ao poder espiritual do líder de Roma. Somente em 538 a cidade de Roma ficou livre do domínio Bárbaro, somente então o Edito de Justiniano, proclamado em 533, nomeando o Bispo de Roma como o cabeça geral de todas as igrejas cristãs pode ser cumprido.

A história da igreja de Pérgamo termina ai. Na carta a igreja o apóstolo declara que esta igreja tinha tolerado os Nicolaítas que vimos ser pessoas que acham que os “pequenos” pecados não tem nada a ver, e com os que possuem a doutrina de Balaão. Nada melhor representava a época. Pequenos acertos entre o Estado e a Igreja fez com que a igreja pecasse. Esse Balaão citado no texto, foi um profeta que se vendeu por dinheiro, para amaldiçoar o povo de Deus. Como não conseguiu seu intento, ensinou a Balaque, o Rei que o pagara, a fazer com que os Israelitas pecassem contra Deus e a mão de Deus fosse contra eles. Neste período da igreja ( 313-538) a igreja permitiu que ídolos, um falso dia de repouso, e outras coisas fossem acrescentadas a doutrina. Para escapar a perseguição, foi mais cômodo concordar com os decretos do Rei e viver em paz.

E você? Pertence a essa igreja espiritual? A bíblia, somente a bíblia deve ser a nossa regra de fé e prática. Se você segue a seu líder espiritual, e não lê a bíblia pode ser que você esteja vivendo nesta igreja e isso é perigoso demais. Procure ler mais, acredite no que a bíblia diz e não no que outros dizem para você. Não fique “reinterpretando” como os Nicolaítas. É comum ouvirmos hoje: “ Ah... isso não em nada a ver, Deus não exige isso de nós!” Não faça a vontade de Deus pela metade, Deus não aceita corações divididos.

O conselho para esta igreja da parte de Jesus é: “ Arrepende-te, pois se não venho a ti com a espada de minha boca.”

Poucas pessoas conseguiram conservar a fé neste período. A igreja Cristã, aquela que Jesus deixou aqui na terra, finalmente estava totalmente mudada, com um líder único espiritual, que iria trazer enorme perseguição contra aqueles que não obedecessem suas ordens.
Para aqueles que conservaram a fé Jesus prometeu o maná escondido, uma pedrinha branca com um novo nome, e a promessa de viver com Ele.

TIATIRA _ A igreja que tolerou Jezabel.

Apocalipse 2:18-29
18
¶ Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:
19
Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
20
Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21
Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
22
Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23
Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
24
Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
25
tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26
Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27
e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28
assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
29
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas

Tiatira estava situada numa rodovia que fazia ligação entre cidades importantes, e isso a tornou uma cidade comercial. Fabricavam a púrpura que era extraída de uma raiz de planta que cresciam nas redondezas da cidade e servia para tingir tecidos.

Cristo elogiou essa cidade dizendo que conhecia o amor, as obras , o serviço e a perseverança dela, sendo que as últimas obras eram maior que as primeiras. Como isso retrata bem os anos de 538- 1560!

A igreja que começara a aceitar e tolerar doutrinas de Balaão e dos Nicolaítas, aqui é retratada como a igreja que tolera Jezabel. Se você não conhece a história de Jezabel, leia em I Reis a partir do capítulo 18, e descobrirá o quão terrível foi essa mulher pagã filha do sacerdote e adoradora do Sol ( Baal).

O que aconteceu com a igreja Cristã que Jesus deixou? Depois de permitir que várias doutrinas erradas contra a bíblia fossem introduzidas na igreja, colocou o principal líder como o Pai e intercessor de todos aqui na terra. Exaltando uma pessoa no lugar de Deus a igreja cumpriu a profecia de Daniel, que predisse que um poder que se levantaria e proferiria palavras contra o Altíssimo, Daniel 7:25. E não foi isso que o Papa fez? Veja a lista de heresias principais que foram introduzidas neste período.

Colocou-se como mediador
Colocou que se pode confiar nas próprias obras para salvação do pecado - as penitências
Adoração de relíquias
A venda de perdão para os pecados, as velas que se acendem para os santos,
O erro da imortalidade da alma, o inferno, local onde Satanás reina, e o purgatório que a bíblia nunca mencionou
A adoração a Virgem Maria
A heresia do tormento eterno
A idolatria do sacrifício da missa
Colocou-se como infalível
Colocou-se como o representante de Deus na terra a quem deveriam os homens se confessar e receber o perdão

Jezabel dos tempos bíblicos, perseguiu e matou todos quantos não queriam adorar a Baal, a igreja então desta época, também perseguiu todos quantos insistiam em adorar a Deus da forma devidamente instruída pela bíblia. Aliás, as bíblias eram raras porque a igreja as conservava em biblioteca de conventos a sete chaves, às vezes até acorrentadas
Confira na história o rastro de sangue deixado pelos Huguenotes, Albigenses, Valdenses e outros mais! Veja quantos morreram por defender a palavra de Deus. Graças a Deus que por mais que tentassem escondê-la alguns padres e bispos que tinham acesso aos conventos e suas bibliotecas, acharam a bíblia e perceberam o erro em que estava a igreja. Wycliff, João Huss, Lutero e outros mais são exemplo disso.
Ao se aproximar os anos finais deste período, mais e mais pessoas descobriram as verdades bíblicas.Com a invenção da imprensa e tendo sido a a bíblia foi traduzida para linguagem popular, maior número de pessoas tiveram acesso a ela. Lutero proclamou uma reforma e declarou que a bíblia deveria ser a única regra de fé e prática da igreja, assim as últimas obras realizadas neste período eram maiores que as primeiras.
O recado de Jesus para os cristãos desta época foi muito simples: “ Darei a cada um de acordo com vossas obras” e mais “ aos poucos que não conhecem essas coisas profundas de Satanás, conservai o que tendes, pois ao vencedor permitirei que tenha autoridade sob as nações”.
Pertence você a essa igreja? Será que você está seguindo a doutrina de homens e não de Deus? Tem você confessado seus pecados a um homem na esperança de perdão? Adora você imagens e faz penitências buscando salvação.
“ Arrepende-te”. Busque sua salvação, vá até a Jesus o nosso único e suficiente mediador para que ele te perdoe e te dê um lugar no seu reino.


SARDES- A igreja estagnada. ( 1560- 1750 )



 Apocalipse 3: 1-6
1
¶ Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
2
Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.
3
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
4
Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
5
O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A cidade Sardes ficava numa colina, o que a fazia sentir-se segura. Muitos tesouros eram guardados nela porque era muito difícil o acesso e sua conquista quase impossível segundo pensavam. De fato somente duas vezes ela foi derrotada no passado, uma vez por Ciro e outra vez por Antíoco, em ambas ocasiões um soldado escalou a montanha e o muro da cidade e abriu o portão para as tropas, enquanto a cidade dormia em segurança.


Jesus adverte para as pessoas desta época o perigo de ficarem dormindo. O sono confiante produz a morte pois Satanás age como um ladrão a noite. Nesta época, após a reforma de Lutero muitas comunidades protestantes, assim os católicos chamavam os dissidentes da igreja, repousavam confiante nas conquistas que haviam feito seus fundadores. Deus providenciara um novo continente onde poderiam adorar a Deus da maneira que desejassem, livremente, os Estados Unidos da América. No entanto, o mais interessante que noto neste período é que a igreja perseguida da Europa, ao vir para América, também se torna perseguidora de pessoas que estudando a bíblia chegassem a qualquer conclusão diferente das mantidas pela igreja. Eles estagnaram naquilo que haviam recebido no passado e não queriam avançar.


Enquanto isso na Europa apesar da vasta contribuição dos reformadores que seguiram a Lutero, as pessoas a mudar e a avançar. A cada doutrina nova descoberta na bíblia uma nova denominação era criada. A cada verdade acrescentada, na maior parte do tempo era mais um grupo diferente que se acrescentava. Será que seria o desejo de Deus que houvessem tantas denominações protestantes? Eu penso que não, se eles se unissem e todos aceitassem a avançar pela fé em direção de uma verdade única esse problema não existiria. Mas os homens tem dificuldade de admitir que estão errados em questão de fé. O mesmo se dá hoje. Muitos percebem que sua igreja não está de acordo com os princípios bíblicos e o que fazem? A maioria finge não perceber, e prefere ficar na igreja de seus pais


Jesus chama esse período de um período de pessoas que pensam “ estar vivas , mas estão mortas”. Logo a estagnação espiritual causa a morte espiritual. O conselho de Jesus é simples. “Guarda o que recebeste, pois não sabes a hora que venho a ti”. Ao que vencesse Jesus disse “não iria apagar seu nome do livro da vida” e ele “confessaria o nome deste diante do Pai".


Pertence você a esse grupo espiritual que uma vez tendo nascido em uma igreja não deseja mudar mesmo quando percebe que sua igreja não tem e não guarda todas as doutrinas da bíblia? Se é assim saiba que você pode estar em perigo. Você tem o nome que está vivo, fala de Jesus para todos, mas Jesus te considera morto, porque um cristão nunca é alguém estagnado, ele recebe uma luz e caminha em frente, vindo uma luz maior, ele avança mais uma vez.
É assim que devemos ser. Portanto avance com fé em direção a verdade que Deus revelar a você, não se apegue a amigos, aos parentes , a igreja de seus avós! Se uma luz maior brilhar para você siga-a imediatamente.

FILADELFIA- A igreja do amor fraternal.  1750- 1844

Apocalipse 3:1-13
7
¶ Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:
8
Conheço as tuas obras-eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar-que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
9
Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.
10
Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
11
Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12
Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
13
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Filadelfia era uma cidade próxima a uma via romana muito utilizada, e isso a fez muito próspera e rica com suntuosos templos. Possuía uma igreja forte e mesmo quando a cidade caiu em mãos de dominadores, eles permaneceram fiéis. Essa igreja não recebe nenhuma repreensão de Jesus.


Representa muito bem um período da história onde o evangelho foi levado por pessoas corajosas por todo mundo. Mesmo sem ser uma igreja rica a porta, para a divulgação do evangelho, que Deus abrira para eles ninguém poderia fechar. John Wesley, notável pregador da inglaterra e outros que o seguiram como Carey, que em 1792, fez um panfleto para convencer oscristãos a se lançarem a missões estrangeiras, cristãos em todo mundo eram incentivados a ir e pregar o Evangelho, e aqueles que não poderam ir, sustentaram aqueles que foram.


As organizações missionárias começaram a aparecer: Londres, Escócia, Nova York . Missionários foram enviados a índia, Mares do Sul, Africa, China, e muitos outros lugares. O evangelho se expandiu e a mensagem era de salvação em Jesus, e sua breve volta. Vale a pena lembrar que o escurecimento do sol e da lua, 19/05/1798, e a queda das estrelas (13/11/1833), preditas em Mateus 24 por Jesus, contribuíram para que essa pregação fosse mais amplamente divulgada
Destacamos alguns como John Wolf, que pregou em redor do mundo a volta de Jesus, Edward Irving, que pregou o juízo vindouro, Josias Litch, que pregou obre o Clamor da meia noite, Josué Himes que pregou sobre o mesmo assunto e Guilherme Miller que pregou a mensagem da vinda de Jesus baseada em Daniel Cap 8 e 9. Era ele um pregador batista, e através de uma interpretação baseada em dia/ano profético chegou a conclusão que a volta de Jesus estaria para acontecer em breve, juntamente com outros aceitou que seria no ano 1843 depois mudado para 1844. Esse movimento milerita, cresceu muitíssimo nos Estados Unidos da América, mas foi uma grande decepção quando Jesus não veio no dia 22 de outubro de 1844 e muitos desanimaram e outros perderam totalmente a fé em Deus!


Jesus diz a essa igreja que viria uma grande hora de provação para a fé deles, e que eles teriam que permanecer firmes, disse ainda que os representantes de Satanás que a si mesmo se declaravam povo de Deus, mas não eram iriam zombar deles mas um dia iriam prostarem-se aos seus pés, e iriam reconhecer que Deus os amava . E eles seria colunas vivas de Deus, no santuário de Deus.
E você ? Pertence espiritualmente a essa igreja? Se você tem um enorme desejo missionário em seu coração com certeza pertence. Se prega com determinação a volta de Jesus com certeza você pertence a esta igreja, mas saiba que por você ser assim , um seguidor da luz que recebe, muitas decepções você terá que passar, mas não temas quanto a isso. Não fique decepcionado achando que Jesus demora muito a voltar, ou que as profecias não se cumprem.Com certeza Ele conhece a você e se permanecer fiel vai fazer de você forte como uma coluna do seu santuário.

LAODICÉIA – A igreja do tempo do fim, o tempo do julgamento de Deus– 1844 até o fim.

Apocalipse 3:14-22
14
¶ Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16
Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
17
pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
18
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
19
Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
21
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
22
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



A igreja de Laodicéia provavelmente foi fundada pelos companheiros de Paulo, enquanto este estava em Éfeso. Paulo enviou uma carta para esta igreja, mas a cópia foi perdida. Sagaris o Bispo desta igreja foi torturado no ano de166 DC.


Numerosos concílios da igreja foram realizados nesta cidade, o mais importante foi o de 321, o Concílio de Laodicéia, assim chamado, que confirmou para a igreja cristã , a mudança do dia de guarda promulgada por Constantino em 313, a igreja cristã desta cidade desapareceu com o tempo.


A mensagem para essa igreja é uma mensagem de Julgamento. Ela representa o tempo em que Deus estaria julgando o seu povo, e a sentença para os participantes desta igreja : “ Tu és morno, vou te vomitar, a menos que se arrependam!”


Historicamente, ao findar o tempo da igreja de Filadelfia e  com o fim do movimento Milerita, Deus estaria suscitando um povo para a proclamação do Juízo ao mundo. Um povo que pudesse proclamar a mensagem do terceiro anjo de Apocalipse, e mais, um que juntasse a luz das verdades descobertas até ali então e acrescentasse a elas a luz que Deus derramaria sobre seu povo antes da sua vinda.


Pense na igreja que Jesus deixou aqui na terra, pense em tudo que foi perdido desde o início da era cristã. Antes de sua vinda Jesus teria que “recuperar” essas verdades perdidas ao longo de toda a história. Vamos ver como era a igreja na época que Jesus deixou:


  1. Eram Judeus, portanto guardavam a lei dos 10 mandamentos de Exo. 20.
    Acreditavam no velho testamento, portanto não acreditavam no estado consciente na morte.

  2. Sabiam, através dos discursos de Paulo e porque eram judeus que as leis de saúde não haviam sido cravadas na cruz, portanto, não comiam carnes imundas. Suas casas eram asseadas, não comiam sangue, gordura.

  3. Aguardavam a segunda vinda de Jesus, ocasião em queseriam ressuscitado os mortos em Cristo.

  4. Acreditavam que a Graça de Jesus é que salva qualquer pessoa, veja as cartas paulinas, mas que era necessário obedecer a vontade de Deus uma vez salvo, pois era pelos frutos que seriam conhecidos.

  5. Acreditavam que Cristo oficiava num santuário celestial, que o original, pelo qual havia sido feito o santuário dos hebreus . (Veja o livro de Hebreus).

  6. Batizavam por imersão.


Isso é um pequeno resumo das coisas mais distintas. Assim antes de sua vinda, Deus queria preparar um povo para viver de igual modo. Do movimento Millerita de 1844 surgiu um grupo que continuou a estudar a profecia que trouxera tanta decepção, acreditavam que os cálculos estavam certos, mas não conseguiam ver no que haviam errado para que Jesus não viesse.


Nós estaremos estudando sobre esse assunto quando chegarmos no capitulo 10 do livro do Apocalipse.  Agora o mais importante saber é que, a partir deste grupo surgiu um outro movimento. Um pequeno grupo  milerita  não desistiu  da interpretação profética e continuaram a buscar mais luz sobre o assunto. Profecias históricas são assim: você pode cometer erro interpretando,  baseado em fatos históricos,  o futuro,  que dixa de ser história e sim conjecturas. De qualquer maneira este grupo,  vale a pena deixar claro,   foi recuperando verdade, após verdade. E ao entenderem o significado e o  valor dos ritos do santuário dos Hebreus , e o que eles representam para nós hoje conseguiram dar um passo além nas interpretações das profecias apocalipticas. Eles instituíram a igreja Adventista do 7º dia. Essa igreja tem crescido muito desde então,  e entendemos que a verdade de Deus é progressiva,  e que  ele sempre nos  guiará a mais além,  e essas verdades,  não invalidarão as anteriores,  mas  serão mais claras  em cada geração.


Infelizmente, para cumprimento profético esta igreja também é a igreja de Laodicea e  tem se tornado morna aos olhos de Deus. A riqueza material da organização, Hospitais, Universidades, Escolas a superioridade do conhecimento que possuem da palavra de Deus os tem tornado arrogantes e fracos espiritualmente.


A sentença de Jesus “ Tu dizes , rico estou e de nada tenho falta” é uma grande verdade para esta igreja abastada de verdades que infelizmente deixou de viver. Tornaram-se legalistas, exclusivistas e infelizmente alguns até pensam que de sua igreja , não existe salvação para ninguém. Isso é satânico. Jesus mesmo disse que possuía muitas ovelhas fora do aprisco. Se as verdades de Deus ainda não foram aceitas por muitos filhos de Deus porque ainda não chegou a hora.
O que essa igreja precisa saber é que sua arrogância fará com que Jesus “ vomite-os”. A menos que eles busquem a verdadeira riqueza que vem de Deus, a menos que vistam as vestes da justiça de Jesus e coloquem o colírio especial para verem melhor as circustâncias, eles serão cuspidos.


Se você pertence a essa igreja cuidado. Compre o ouro, as vestes de justiça, e o colírio. Seja mais humilde ao pregar a verdade. Seja paciente, não arrogante, e sobre tudo saiba que Deus não tem uma denominação, tem uma igreja, e a igreja de Deus é um edifício espiritual, e não paredes, e ela está espalhada em todas as denominações. Se como Laodiceanos do tempo do fim conseguimos reunir a luz perdida, se seguimos as verdades bíblicas, isso apenas nos deve fazer mais responsáveis pois teremos que dizer ao mundo o que sabemos. E encontrar a maneira correta e sábia de dizer é o nosso problema! Achar que somos melhores que os outros com menor luz nos fará perdidos para sempre.


Nenhum comentário: